domingo, 4 de novembro de 2012

LiHS subscreve documento do UNAIDS em favor da criminalização da homofobia no Brasil




Neste domingo, dia 04/11/12, a LiHS (Liga Humanista Secular do Brasil) assinou documento em apoio à criminalização da homofobia no Brasil. O documento é fruto da reunião do Grupo de Trabalho (GT) do UNAIDS (divisão da ONU para a Aids) no Brasil no começo de outubro deste ano, sob a direção do Sr. Pedro Chequer, representante do UNAIDS no Brasil. 

O GT é composto por várias organizações de peso como Unesco, Unicef, OIT, OMS, USAID, CDC, Comissão Europeia, além de representantes brasileiros como a SEDH/PR. 

O apoio da LiHS ao documento expedido pelo UNAIDS foi assinado pela presidente em exercício Åsa Dahlström Heuser. A proposta foi apresentada por Luiz Henrique Colleto, membro do Conselho LGBT da LiHS e prontamente apoiada pela diretoria. 

Leia o posicionamento do UNAIDS sobre a Criminalização da Homofobia no Brasil na íntegra aqui: 


Leia também a carta de apoio da LiHS ao posicionamento da UNAIDS, através da qual a Liga Humanista Secular do Brasil doravante subscreve o documento: 


Caro Sr. Pedro Chequer - Coordenador do UNAIDS no Brasil, 

A Liga Humanista Secular do Brasil (LiHS) é uma entidade de abrangência nacional, com mais de 2.500 membros, comprometida com o humanismo secular no país. A defesa dos direitos humanos é um dos pilares do humanismo secular, e a LiHS tem participado constantemente de ações que promovam, entre outros, os direitos humanos de pessoas LGBT e combatam o preconceito por orientação sexual e identidade de gênero no Brasil. 

Gostaríamos, portanto, de assinar o documento "Posicionamento do Grupo Temático Expandido em HIV/Aids no Brasil sobre o enfrentamento à violência homofóbica e discriminação por orientação sexual e identidade de gênero" produzido sob sua coordenação em 10 de outubro passado. Colocamo-nos também à disposição deste GT e outras organizações comprometidas com a promoção dos direitos humanos da população LGBT no Brasil para outras ações futuras. Nosso endereço eletrônico é http://ligahumanista.org/ e os princípios básicos do humanismo secular podem ser lidos aqui


Atenciosamente, 


Åsa Dahlström Heuser 
Presidente em Exercício


Os vídeos das reuniões que culminaram no pronunciamento oficial do UNAIDS poderão ser acessados e assistidos nos seguintes links: 







Organizado por Sergio Viula
Presidente do Conselho LGBT da LiHS

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Affiliate Network Reviews